Como fazer rifa no Excel

Como fazer rifa no Excel

Ao fazer uma rifa no Excel, o usuário pode definir uma grande quantidade de nomes ou participantes. Tudo isso antes de selecionar um de forma aleatória. Em outras palavras, é possível realizar toda a brincadeira através do aplicativo da Microsoft. Para isso, você vai precisar usar a função “Aleatório” da plataforma. Confira nas linhas a seguir.

Como fazer um histograma no ExcelComo copiar ou mover uma planilha do Excel na mesma pasta de trabalhoMulher digitando no notebook (Imagem: Foto de picjumbo.com no Pexels)

Time needed: 5 minutes.

Em primeiro lugar, vamos aprender a definir os nomes e valores de nossa rifa no Excel.

Crie a primeira coluna

Com um novo arquivo do Excel aberto, selecione a coluna A e crie um título. Nesse exemplo, decidi por usar a palavra “Nomes”;

Preencha com os participantes

Na mesma coluna, logo abaixo do título, adicione os nomes de cada participante da brincadeira;

Crie a segunda coluna

Do mesmo modo, vá para a coluna B e crie o título “Números” para definir cada nome. Em seguida, adicione números a partir de 1 de forma crescente;

Defina a coluna do resultado

Logo depois, crie o título do vencedor ou resultado como preferir em outra coluna (nesse caso escolhi a E);

Configure o “Aleatório”;

Para fazer a sua rifa no Excel, é necessário usar a função “Aleatório”. Selecione a linha logo abaixo do título do resultado. Agora digite “=ALEATÓRIOENTRE” e clique na tecla TAB;

Defina os valores

Imediatamente, você deverá adicionar os valores que fazem parte da rifa separados por ponto e vírgula (;). No exemplo, coloquei o número 1 e o 6;

Encontre o resultado

Por fim, clique na tecla Enter assim que definir os valores. Um número aleatório vai aparecer. Quando quiser refazer o sorteio, basta apertar a tecla F9 de seu teclado.

Como selecionar a linha na rifa do Excel

Além disso, se você quiser tirar o resultado diretamente pelos nomes ou palavras da planilha, saiba que também é possível. Para fazer isso, basta seguir esses passos:

Crie as colunas com nomes ou palavras;Em seguida, faça a coluna do vencedor;Adicione a função “=ALEATÓRIOENTRE”;Defina os valores baseados nos números das linhas da planilha;Por último, clique na tecla Enter para conferir o número da linha que indica a palavra como resultado.

Dessa forma, o resultado ainda será um número, porém ele representará a palavra de sua respectiva linha.

Assim como você pode usar poucos valores na planilha, também é permitido adicionar uma grande quantidade de participantes em sua rifa do Excel. Sendo assim, não há muitos limites para a brincadeira ou competição.

É possível imprimir e apresentar os resultados para todos os participantes. Ou seja, isso garante uma maior transparência para toda a atividade.

O que você achou desse guia? Acredita que é algo fácil de fazer? Conta pra gente a sua opinião!

Com informações: Microsoft.

Como fazer rifa no Excel


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.