Bradesco usa WhatsApp para avisar transações suspeitas do cartão de crédito

Bradesco usa WhatsApp para avisar transações suspeitas do cartão de crédito

Com golpes e fraudes cada vez mais comuns, qualquer camada de proteção é válida — e se ela trouxer alguma conveniência, melhor ainda. O Bradesco passará a informar seus clientes sobre transações suspeitas via WhatsApp. O mensageiro também servirá para aprovar ou recusar essas movimentações.

Todos os códigos de bancos no BrasilComo acessar o Gov.br com a conta do Bradesco, Santander ou outro bancoFachada do banco Bradesco em São Paulo (Imagem: Felipe Ventura / Tecnoblog)

A novidade recorre à BIA, inteligência artificial do banco, para identificar compras que não sejam compatíveis com o perfil e o histórico do usuário. Até o momento, elas eram confirmadas por SMS e ligação telefônica. Gradualmente, passarão a ser avisadas também por WhatsApp.

As mensagens terão a pergunta “Você reconhece essa compra?” com as opções “Sim” e “Não”. Se o cliente reconhecer, a compra é liberada; caso contrário, o cartão é bloqueado.

A recomendação do Bradesco é colocar o número da BIA na agenda do celular: +55 11 3335-0237.

Outra dica é estar sempre atento ao símbolo de perfil verificado no WhatsApp, que garante que as mensagens estão vindo de um canal autêntico — sabe como é, vai que inventam um jeito de dar golpe com um aviso fake de transação suspeita.

Itaú também tem aviso por WhatsApp

O Bradesco não é o primeiro banco a adotar o WhatsApp como canal para avisos de transações suspeitas.

O Itaú faz isso desde março de 2022 em todas as suas linhas de cartão: Itaucard, Credicard, Hipercard e Magalu. É necessário ativar o recurso no aplicativo, dentro da seção de “Ajuda” ou mandando uma mensagem para o número da respectiva marca:

Itaucard: 11 3003-3030Credicard: 11 4090-1100Hipercard: 11 4090-1896Magalu: 11 4090-1880

Os demais bancos recorrem ao mensageiro em outros casos. O Banco do Brasil, por exemplo, tem serviços pelo WhatsApp, como saldo, extrato, pagamento de IPVA e recarga de Bilhete Único, entre outros. Já a Caixa usou o aplicativo para mandar informações sobre o auxílio emergencial.

Bradesco usa WhatsApp para avisar transações suspeitas do cartão de crédito


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.