Microsoft vai facilitar restauração de apps em um novo PC com Windows 11


Trocar de computador dá muito trabalho. Além de transferir arquivos e configurar tudo do jeitinho que você gosta, instalar novamente os programas que você usa pode ser um pesadelo. A Microsoft vai tentar resolver isso: a Microsoft Store terá um recurso para restaurar apps em um novo PC com Windows 11.

Como usar widgets no Windows 11Como mudar o papel de parede no Windows 11Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Os testes devem começar em breve, dentro do programa Insider do Windows 11, segundo Giorgio Sardo, gerente geral da Microsoft Store. A loja possui uma lista de apps ligados à conta do usuário, mas era preciso instalar um por um novamente.

O recurso deve ajudar quem trabalha com mais de um computador ou usa máquinas virtuais. Até agora, a solução era recorrer a programas independentes.

Microsoft dá atenção especial à loja do Windows 11

Como nota o Verge, a novidade tem uma limitação óbvia: nem todo programa está na Microsoft Store. Isso significa que alguns ficarão de fora da restauração, pelo menos neste primeiro momento.

A empresa tem se esforçado para ajudar desenvolvedores na migração de seus apps para a loja. Algumas adições foram muito bem-vindas, como os casos de Firefox, Zoom e Adobe Acrobat Reader.

“[A restauração de apps] também ajuda os desenvolvedores a reter seus consumidores, sem ter que lembrá-los de baixar novamente o aplicativo”, enfatiza Sardo.

A Microsoft Store vem recebendo uma atenção especial da empresa. A busca do sistema passará a sugerir apps da loja quando o usuário procura um programa e não o encontra.

Em algum momento, ela também deverá receber aplicativos de Android, em uma parceria com a Amazon. O suporte do Windows 11 aos apps do sistema móvel foi prometido, mas não ficou pronto a tempo do lançamento. Atualmente, ele está em testes.

Com informações: The Verge.

Microsoft vai facilitar restauração de apps em um novo PC com Windows 11


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *