Uber testa selfie para registrar usuários que escolhem pagar no dinheiro


Uber apresentou, nesta segunda-feira (23), um novo recurso para tornar as viagens mais seguras. Conhecida como U-Selfie, a função vai registrar e guardar selfies de usuários que optarem pelo pagamento com dinheiro. A novidade já está disponível para alguns usuários testarem durante a fase experimental.

Qual é o mais seguro: Uber ou 99?Do Uber ao táxi: passageiros trocam de serviço em meio aos cancelamentosUber (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A medida visa oferecer mais proteção aos motoristas da plataforma. A selfie será solicitada ao fazer o cadastro no app ou solicitar uma corrida sem fornecer dados do meio de pagamento digital, como o cartão de crédito ou débito. Assim, a foto do rosto ficará armazenada para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.

A companhia ressaltou que a selfie ficará guardada apenas em seus servidores. “A foto não será compartilhada com os parceiros nem passará por verificação biométrica“, afirmaram. Além disso, inicialmente, o recurso não estará disponível a todos, já que se trata de uma implementação inicial apenas para ser testado.

“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos”, disse Araceli Almeida, gerente de Operações para Segurança da Uber. “Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”.

Cabe ressaltar que o recurso é destinado apenas para corridas com pagamento no dinheiro.

Uber libera botão para chamar a polícia no Rio de Janeiro

A Uber ainda possui outras soluções para garantir a segurança no serviço, que já foram anunciadas anteriormente. É o caso da verificação de CPF na base de dados do Serasa e de documentos, como o RG ou CNH. Os motoristas e passageiros também contam com um botão para chamar a polícia no Rio de Janeiro. “A Uber segue em conversas com outras Unidades da Federação para estender essa parceria”, afirmaram.

Outras novidades devem surgir com o tempo. Ainda segundo o anúncio desta segunda-feira (23), a companhia possui um Centro de Desenvolvimento Tecnológico instalado no Brasil. “Esse centro, em conjunto com os times de operações, trabalha permanentemente no desenvolvimento de novas tecnologias e processos buscando tornar as viagens cada vez mais seguras”, anunciaram.

Uber testa selfie para registrar usuários que escolhem pagar no dinheiro


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *