O que é Ruby em programação?

O que é Ruby em programação?

Yukihiro Matsumoto criou a linguagem Ruby no meio da década de 90 com a intenção de oferecer uma forma de programação bastante funcional e simples. Com ela, profissionais da área podem criar desde aplicativos a serviços. Tudo isso graças a sua flexibilidade. Saiba mais sobre o assunto nas linhas a seguir.

O que é Python? [Guia para iniciantes]O que é Selenium em programação?Definição de Ruby em programação (Imagem: Tecnoblog)

Antes de mais nada, precisamos entender mais sobre as duas formas de linguagem de programação usadas em Ruby:

A linguagem de script é uma sequência de comandos. Eles executam alguma ação assim que são transformados em código e processados pela máquina. É, basicamente, um passo a passo que o computador precisa seguir para realizar seu trabalho;Já a programação orientada a objetos consegue quebrar pedaços do código, os transformando em classes com características de um objeto. Dessa forma, o programador consegue usá-los da forma como quiser, além de reutilizá-los em outras partes ou aplicativos.

Com essas duas características, dá para entender que há muita agilidade nessa linguagem. Ela oferece ao profissional a oportunidade de realizar alterações e interpretações diferentes de seu código. Isso permite que exista mais de uma maneira de chegar a solução de um problema.

No geral, Ruby é uma linguagem de alto-nível. Ela tem uma sintaxe bastante simples, trazendo elementos da língua humana em seu uso. O inglês é seu idioma principal.

Vale destacar que o criador, também conhecido pelo seu apelido Matz, mesclou ambas formas citadas acima para que desenvolvedores e profissionais conseguissem entender com maior facilidade o seu funcionamento.

Para que serve a Ruby?

Por ser uma linguagem considerada amigável para usuários, ela é extremamente popular. Claro que o fato de ser totalmente gratuita e de código aberto também ajuda bastante nesse quesito. Além disso, outro ponto relevante é ser multiplataforma. É possível usá-la em Windows, Linux e vários outros sistemas.

Sendo assim, alguns dos usos da Ruby são:

Aplicações para web;Protótipos;Geração de estatísticas para sites;Processamento de dados.

Nomes como Twitch, AirBnB e GitHub fazem uso dessa linguagem, por exemplo. A aplicação de gerenciamento de projetos online chamada Basecamp foi totalmente programada em Ruby.

Muitos desenvolvedores também fazem uso do Ruby on Rails, um framework que oferece diversas ferramentas para que os usuários possam trabalhar com a linguagem principal. De template para HTML a upload para a nuvem, o que não faltam são recursos.

Exemplo de linguagem de programação (Imagem: YouTube / Lucas Caton)

Por ser considerada simples, muitos profissionais começam suas carreiras aprendendo as características de Ruby. O tempo que leva para aprender pode variar, pois depende da vontade e disponibilidade do usuário. Mesmo assim, há inúmeros sites que ensinam os primeiros passos dessa linguagem.

Você se interessou pelo tema? Ficou com alguma outra dúvida? Participe da comunidade do Tecnoblog com a sua opinião!

Com informações: A Cloud Guru.

O que é Ruby em programação?


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.