Como usar o Clubhouse


Se você está interessado em ter conversas online sobre diversos assuntos, usar o Clubhouse pode ser uma boa ideia. O aplicativo oferece uma experiência social através de áudio, na qual os usuários podem entrar em salas para participar. Seja falando ou apenas ouvindo, vale aprender como curtir o app.

O que é o Clubhouse?Como usar o Skoob? [Rede social para leitores]Aplicativo do Clubhouse (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Criando uma conta

Antes de mais nada, é preciso fazer o download do app para Android ou iOS. A partir daí, você deve cadastrar o número de seu telefone e realizar a confirmação através de um código que chega por SMS.

Com essa parte feita, o usuário pode dar início à configuração de sua conta. As etapas que vão surgir durante o processo exigem que a pessoa defina suas preferências, entre em clubes, adicione amigos e temas favoritos. Não se preocupe, você pode cancelar qualquer um desses pontos após concluir o cadastro no Clubhouse.

Vale lembrar que não há a necessidade de convite para realizar uma inscrição no aplicativo.

Como seguir pessoas no Clubhouse

Similar ao Twitter, essa rede social não oferece a opção de adicionar amigos. Porém, você pode seguir outros usuários e ser seguido, o que acaba sendo algo muito parecido com qualquer outra rede social.

Para fazer isso, clique na lupa no menu inferior na tela inicial. O próprio app estará sempre te sugerindo nomes para seguir, mas você pode fazer buscas por conta própria na barra de pesquisa no topo da tela.

Além disso, ao usar o Clubhouse, é possível conferir quantas pessoas você está seguindo e quantas te seguem. É só clicar no ícone de seu perfil.

Você pode seguir qualquer pessoa na rede social (Imagem: Tecnoblog / Ricardo Syozi)

Entrando em clubes

Uma parte muito importante dessa rede social são os chamados clubes. Eles servem para você fazer parte de um grupo com gostos e assuntos parecidos. Dessa forma, há opções com focos distintos como música, cinema, quadrinhos, política e religião.

Felizmente, a maioria desses grupos não exige um pré-requisito do indivíduo. É claro que há regras como não dar spoilers no grupo de séries, por exemplo.

Para procurar um clube, basta usar o botão de lupa no menu inferior. O aplicativo já sugere algumas alternativas baseadas em seus gostos, mas você pode fazer buscas na barra de pesquisa. Ao encontrar um que te interesse, é só clicar no botão azul de “Entrar”.

Por fim, se você quiser criar um clube só seu, saiba que é possível. Apenas abra o seu perfil e veja a parte de grupos que você participa. Aqui, há a opção de “criar um clube”. É só escolher o nome, tema, definir permissões e fazer uma descrição.

Os clubes são uma parte muito relevante no Clubhouse (Imagem: Tecnoblog / Ricardo Syozi)

Como criar um evento

Ao usar o Clubhouse, um indivíduo pode realizar eventos para juntar vários participantes em um momento específico. Desse jeito, você consegue transformar uma conversa ou discussão em algo mais único, com dia e horário para começar e terminar.

Para criar o seu evento, basta clicar em seu respectivo botão no menu inferior. Ele fica ao lado do ícone de perfil do usuário. Na página seguinte, há um botão no canto superior direito. Ao clicar, a pessoa pode definir o nome de seu evento, os convidados, o clube que vai hospedar e a descrição. Não esqueça de publicar quando estiver satisfeito!

A principal diferença entre esse tipo de encontro e uma sala padrão é a sensação de exclusividade.

Os eventos são momentos mais exclusivos (Imagem: Tecnoblog / Ricardo Syozi)

Participando de uma sala

É claro que a parte mais importante dessa rede social é a participação nas milhares de salas disponíveis. Aqui, o usuário pode curtir tudo de forma passiva ou ativa, dependendo de seu gosto.

Para entrar em uma sala, é só abrir o aplicativo e ir direto para sua página principal. Você verá diversas opções de conversas, se encontrar uma que te interesse, clique nela. Assim, você entrará automaticamente.

Se quiser apenas ouvir o bate-papo, não há nenhuma ação necessária. Por outro lado, caso você queira participar dando a sua opinião, é possível usar a sala de chat apertando o botão no canto inferior esquerdo. Agora, se a sua intenção for a de falar e ser ouvido, é preciso pedir a vez clicando no ícone de mão no canto inferior direito.

Por último, você pode deixar uma sala no Clubhouse clicando no botão de “Sair em silêncio”.

As salas servem para diversas conversas (Imagem: Tecnoblog / Ricardo Syozi)

Criando uma sala para usar no Clubhouse

Pode ser que você tenha opinião sobre algum assunto que queira dividir com outros usuários da rede social. Sendo assim, criar a sua própria sala é uma alternativa interessante para isso.

Há um botão verde logo acima do menu inferior. Nele está escrito “+ Sala”, ou seja, é com ele que você dá início a uma conversa.

Assim que clicar no botão, o Clubhouse vai oferecer opções distintas para iniciar uma sala:

Aberta para qualquer usuário entrar;Apenas seguidores e seguidos;Pessoas escolhidas por você;Usuários com o link;Sala para jogos;Dentro de algum clube que você participa.

Durante a conversa dentro da sala, o dono pode encerrá-la em qualquer momento que desejar.

Crie o seu próprio espaço de bate-papo (Imagem: Tecnoblog / Ricardo Syozi)

Usar o Clubhouse é simples e permite que qualquer pessoa consiga participar dos milhares de bate-papos disponíveis durante o dia e a noite. É fácil encontrar assuntos e clubes interessantes.

Ademais, seu uso lembra bastante um podcast. Ou seja, permite que o usuário curta em qualquer momento, basta estar com o fone ligado. Se preferir, você ainda pode acessar a plataforma através de um PC.

Você já conhecia a plataforma? Do que mais está animado para discutir quando usar o Clubhouse?

Com informações: ClubhouseGuide.

Como usar o Clubhouse


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *