Funcionando como um portão entre duas redes, esse tipo de ferramenta serve para intermediar a troca de dados entre elas. Um roteador, por exemplo, faz exatamente isso em uma casa ou empresa, conectando os dispositivos à internet. Sem isso, seria impossível ocorrer a comunicação. Nas linhas a seguir, você vai entender mais sobre o que é gateway e suas características.
O que é sitemap?O que é o Wi-Fi 6? Saiba o que muda na tecnologiaDefinição de gateway (Imagem: Tecnoblog)
Esse termo vem do inglês e significa “portão de entrada”. Uma definição que deixa muito claro o seu propósito: servir como um elo entre dois pontos. Sendo assim, é possível notar que usamos o gateway o tempo todo quando nos conectamos à internet.
Pense nisso: em sua casa, para se conectar à rede, você precisa de um dispositivo como um smartphone ou um notebook. Porém, não basta apenas ligar o aparelho, você precisa conectá-lo a um roteador wi-fi ou por fio, pois só assim poderá começar a navegar e adquirir informações.
Esse roteador funciona como o portão principal que vai permitir que todos os dados (de ambos os lados) atravessem para alcançar seus destinos.
No geral, seu objetivo é o de pegar elementos das fontes como protocolos e formatos para transmiti-los de um dispositivo a outro.
Mas será que há outros tipos dessa porta de entrada?
Tipos e exemplos de gateway
Quando falamos desse assunto, é importante ressaltar que há dois tipos disponíveis:
Unidirecional: Essa opção permite a transmissão de informações através de uma única direção, qualquer mudança ocorre exclusivamente a partir da fonte;Bidirecional: Ambos os lados movimentam dados e podem realizar alterações através da ferramenta fonte. Tudo de forma sincronizada.
Além disso, os exemplos mais comuns de gateway usados na rede são esses:
De pagamento;De frete;Roteador;Firewall;De armazenamento em nuvem;De segurança de e-mail;De API;De tronco VoIP (Voice over Internet Protocol).Exemplo de gateway de API (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Com o uso dessa ferramenta, os usuários podem garantir que duas redes de diferentes protocolos consigam estabelecer uma comunicação plena. Em tempos modernos, simplesmente não existe internet sem o gateway.
Agora que você já entende mais sobre o assunto, não deixe de aprender o que é MTU e qual a sua importância para a sua conexão com a internet. Aproveite e faça parte da comunidade do Tecnoblog para deixar as suas impressões sobre o assunto!