Starlink vai oferecer internet por satélite nos aviões da Hawaiian Airlines


Que a SpaceX planeja cobrir todo o mundo com os satélites Starlink você já sabe. O detalhe possivelmente desconhecido é o fato de esse plano incluir aviões. A companhia fundada por Elon Musk fechou um acordo para oferecer internet nos voos da Hawaiian Airlines. Os passageiros não pagarão nenhum centavo por esse serviço.

Quem precisa de internet via satélite?O que é Starlink?Airbus A330 da Hawaiian (imagem: divulgação/Hawaiian Airlines)

Internet em voos comerciais já não é novidade. Muitas companhias áreas oferecem esse tipo de serviço como um diferencial. Em boa parte dos casos, o cliente precisa pagar pelo acesso à internet durante o voo, mas há várias exceções. No Brasil, por exemplo, a Azul não cobra pelo Wi-Fi em suas aeronaves.

Ligando cidades dos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália e outros países ao Havaí, a Hawaiian Airlines está entre as companhias aéreas que ainda não têm internet a bordo. O acordo com a SpaceX vem para mudar esse cenário.

Com a parceria, a Hawaiian Airlines vai se tornar a primeira companhia aérea a oferecer internet por meio dos satélites Starlink em voos comerciais.

Nenhuma das partes revelou o valor do acordo. Por outro lado, Avi Mannis, diretor de marketing e comunicação da Hawaiian Airlines, explicou à CNBC que a companhia não havia encontrado uma solução de acesso à internet convincente para rotas sobre o Oceano Pacífico. Os satélites Starlink devem superar essa deficiência, por assim dizer.

Mas não é tão simples

Os aviões da Hawaiian Airlines terão internet por satélite a partir de 2023. O prazo relativamente longo é consequência, entre outros fatores, da falta de uma estrutura pronta para uso da rede Starlink em aviões.

Esse ponto tem ligação com outro problema: a SpaceX ainda não tem uma antena certificada para comunicação entre aeronaves e satélites.

Apesar disso, o clima é de otimismo. “Quando começarmos com a Starlink, iremos oferecer a melhor experiência de conectividade no ar”, promete Peter Ingram, CEO da Hawaiian Airlines.

Internet em aeronave da Hawaiian (imagem ilustrativa: divulgação/Hawaiian Airlines)

As velocidades esperadas não foram reveladas, mas a companhia aérea fala em conexões que tornarão “aborrecimentos como baixar filmes antes da decolagem coisa do passado”.

A Hawaiian Airlines pretende disponibilizar o serviço da Starlink em suas aeronaves Airbus A330, Airbus A321neo e Boeing 787. Apenas as unidades Boeing 717 da empresa, que operam rotas curtas, não contarão com a novidade.

Vale destacar que a Hawaiian Airlines é a primeira parceira da rede Starlink para voos comerciais. Antes dessa parceria, a SpaceX fechou um acordo com a JSX para oferecer internet em voos fretados.

Starlink vai oferecer internet por satélite nos aviões da Hawaiian Airlines


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *