LineageOS 19 é lançado para levar Android 12 a mais de 40 celulares

LineageOS 19 é lançado para levar Android 12 a mais de 40 celulares

LineageOS 19, enfim, está entre nós. A nova geração da ROM customizada baseada no Android 12 foi anunciada nesta terça-feira (26) pelos mantenedores do projeto. Com a atualização, donos do Pixel 2, Moto G6 Plus, Zenfone 5Z, Poco F1, entre outros modelos, poderão levar a nova versão do sistema operacional aos seus celulares.

Como instalar LineageOS e atualizar o seu AndroidQuais celulares receberão o Android 12? Veja a lista de confirmadosLineageOS 19 baseado no Android 12 é lançado (Imagem: Divulgação)

O LineageOS é um velho conhecido da comunidade Android. Através dele, é possível dar uma sobrevida a smartphones que deixaram de ser atualizados oficialmente. O software também oferece uma alternativa a quem deseja usar o Android sem modificações das fabricantes e garante recursos extras a usuários avançados.

A nova geração do projeto chega ao público após a sua oficialização e anúncio do encerramento do LineageOS 17.1, em fevereiro. Com a atualização, os usuários ganham tanto a nova versão do sistema como outros incrementos. É o caso do WebView, que foi atualizado para o Chromium 100.0.4896.58 na décima nova versão da ROM.

O painel de volume do Android 12 também foi refeito, para ficar mais compacto. Além disso, o modo escuro (dark mode) está habilitado por padrão no software. Para completar, os usuários ganharam novos ícones, um novos papéis de parede e outras melhorias para tornar o sistema operacional e os recursos nativos mais estáveis.

A atualização ainda traz alteração ao nome do sistema. “Como o Android mudou para o modelo de versão de manutenção trimestral, esta versão será ‘LineageOS 19’, não 19.0 ou 19.1”, anunciaram. Mesmo assim, segundo o XDA-Developers, ainda é possível encontrar referências ao nome “LineageOS 19.1” nos arquivos do software. 

LineageOS 19 é lançado e leva Android 12 (foto) para celulares e tablets que deixaram de ser atualizados (Imagem: Divulgação / Google)

LineageOS 19 vai levar Android 12 a vários celulares

Além da nova versão da ROM customizada, há outra boa notícia: a equipe do LineageOS já disponibilizou a lista de modelos compatíveis com a atualização na primeira leva. Ao todo, a relação é formada por mais de quarenta celulares e tablets da Asus, Google, Motorola, Samsung, Xiaomi e afins. Confira a relação a seguir:

FabricanteModelo e codinomeAsus– Zenfone 5Z (Z01R)
– Zenfone 8 (sake)F(x)tec– F(x)tec Pro 1 (pro1)Google– Pixel 2 (walleye)
– Pixel 2 XL (taimen)
– Pixel 3 (blueline)
– Pixel 3 XL (crosshatch)
– Pixel 3a (sargo)
– Pixel 3a XL (bonito)
– Pixel 4 (flame)
– Pixel 4 XL (coral)
– Pixel 4a (sunfish)
– Pixel 4a 5G (bramble)
– Pixel 5 (redfin)
– Pixel 5a 5G (barbet)Lenovo– Lenovo Z5 Pro GT (heart)
– Lenovo Z6 Pro (zippo)Motorola– Moto G6 Plus (evert)
– Moto G7 (river)
– Moto G7 Power (ocean)
– Moto G7 Plus (lake)
– Motorola One Power (chef)
– Motorola One Action (troika)
– Motorola One Vision/P50 (kane)
– Moto X4 (payton)
– Moto Z2 Force (nash)
– Moto Z3 Play (beckham)Nokia– Nokia 6.1 (2018) (PL2)
– Nokia 6.1 Plus (DRG)OnePlus– OnePlus 6 (enchilada)
– OnePlus 6T (fajita)Razer– Razer Phone 2 (aura)Samsung– Galaxy Tab S5e LTE (gts4lv)
– Galaxy Tab S5e Wi-Fi (gts4lvwifi)SHIFT– SHIFT6mq (axolotl)Sony– Xperia XA2 (pioneer)
– Xperia XA2 Plus (voyager)
– Xperia XA2 Ultra (discovery)
– Xperia 10 (kirin)
– Xperia 10 Plus (mermaid)Xiaomi– Poco F1 (beryllium)

Cabe ressaltar que, apesar da lista de suporte oficial, o download do LineageOS 19 ainda não está disponível a todos os modelos. No caso do Google Pixel 2 (walleye), por exemplo, só havia os arquivos do LineageOS 18.1 disponíveis na manhã desta terça-feira (26). O Poco F1 (beryllium), por outro lado, já recebeu o update.

Ou seja, dependendo do modelo, será preciso esperar mais um pouco.

Os arquivos para fazer a atualização estão disponíveis no site do projeto: lineageos.org. Ao acessá-lo, basta se direcionar até a página do seu celular ou tablet para fazer download da ROM customizada. Vale lembrar que, antes da instalação – por sua conta e risco –, é preciso ler todas as instruções com calma e fazer backup de todos os seus dados para evitar perdas.

Com informações: LineageOS e XDA-Developers

LineageOS 19 é lançado para levar Android 12 a mais de 40 celulares


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.