Microsoft quer colocar anúncios em jogos free-to-play do Xbox


A Microsoft planeja lançar um serviço de anúncios para jogos free-to-play do Xbox, que deve aparecer para o player de uma forma “orgânica” e sem interferir na gameplay. Para atrair mais desenvolvedores de títulos gratuitos, a empresa dona do console quer introduzir as propagandas em outdoors virtuais — um modelo de negócio que já foi implementado pela Eletronic Arts (EA) em games como Madden NFL e Skate.

Procon Carioca notifica Uber por adiantar destino de corridas a motoristasComo acessar o Xbox Cloud Gaming pelo Xbox, PC ou celularDashboard do Xbox (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O plano da Microsoft foi revelado pelo site Business Insider. Segundo fontes familiarizadas com o assunto, um exemplo de como exibir as propagandas ao player seriam os outdoors em jogos de corrida ou em telões de partidas de um estádio virtual.

No entanto, a dona da marca Xbox estaria preocupada com a resposta dos consumidores. Pelo medo de que as propagandas possam “irritar” os jogadores, a Microsoft teria pensado em criar um marketplace específico para juntar marcas parceiras selecionadas para participarem do projeto.

A receita oriunda da publicidade não iria diretamente para a Microsoft — ela seria apenas o meio de veiculação do anúncio. Em vez disso, a própria marca, além dos desenvolvedores, dividiriam o dinheiro. Com isso, é possível que a estratégia da empresa seja atrair mais estúdios com projetos de games gratuitos, já que isso seria mais uma forma de obter lucro com o game além das micro-transações.

De acordo com fontes ouvidas pelo Insider, a Microsoft não planeja usar informações coletadas com anúncios do Bing, por exemplo, para direcionar propagandas aos jogadores de Xbox. Não está claro se a criadora do Windows já levantou a ideia de um marketplace para as marcas interessadas, mas pessoas familiarizadas com o projeto dizem que as peças publicitárias podem chegar aos games free-to-play do console no 3º trimestre de 2022.

Estúdios já experimentaram com anúncios em jogos

Peças publicitárias em jogos de videogame estão longe de ser uma novidade: estúdios e produtoras experimentaram esse modelo de receita nos anos 2000.

Nessa época, a EA fez uma parceria com a Massive (que era controlada pela Microsoft) para permitir que anúncios fossem colocados em games das franquias Madden NFL, Skate, NHL, e NASCAR, além do título Burnout: Paradise.

Com o preço cada vez mais inflado dos consoles a cada nova geração, assim como os de jogos, o modelo da publicidade dentro de games pode não empolgar jogadores. Em 2020, a EA tentou adicionar ao UFC 4 uma propaganda que ocupava a tela inteira e não poderia ser pulada. Mais tarde, em resposta às reclamações dos fãs, o estúdio retirou o conteúdo.

Em resposta ao Insider, a Microsoft disse que “está sempre procurando por jeitos de melhorar a experiência de players e desenvolvedores, mas que não tem nada mais a acrescentar”.

Com informações: The Verge

Microsoft quer colocar anúncios em jogos free-to-play do Xbox


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *