Spotifictional traz músicas de artistas que só existem em filmes e séries

Spotifictional traz músicas de artistas que só existem em filmes e séries

Talvez você já tenha passado pela experiência de pesquisar sobre uma banda que aparece em um filme ou uma série para descobrir que ela não existe. Mas, se a música é tocada na produção, é possível ouvi-la em algum lugar. O Spotifictional dá uma forcinha para isso: o site reúne bandas que só existem na ficção.

Como transferir playlists entre Spotify, Apple Music, Deezer e TidalComo fazer o Receiptify de músicas mais ouvidas no Spotify e Apple MusicSpotifictional (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Qualquer semelhança com a Nestflix, serviço que reúne produções de vídeo fictícias que só aparecem dentro de filmes e séries, não é mera coincidência: ao site It’s Nice That, Alex Cassidy, criador do Spotifictional, conta que a “falsa Netflix” serviu de inspiração para o seu projeto:

Sempre gostei da meta-ness [neste contexto, uma história dentro de outra história] de acomodar criações ficcionais dentro de shows (…). Quando eu vi a Nestflix no verão passado, fiquei imediatamente impressionado com quão inteligente é a abordagem que as mostravam dentro de uma versão simulada de um serviço de streaming.

O Spotifictional segue a mesma lógica. Ao entrar no site, você se deparará com um “Spotify de bandas ficcionais”. A página tem um visual que lembra mesmo o Spotify. Já as músicas são listadas como se os seus respectivos artistas fossem reais — há até capas de álbuns. Os nomes dos falsos artistas são exibidos abaixo destas, seguidos do nome do filme ou da série em que a música é reproduzida.

De Black Mirror a Os Simpsons

Um exemplo interessante é o de Ashley O, cantora que protagoniza um dos episódios da temporada 2019 de Black Mirror. A artista é interpretada por Miley Cyrus, que também gravou duas músicas do episódio. Uma delas, On A Roll, fez sucesso no “mundo real”, tanto que chegou a ser listada na Billboard.

Capa de Ashley O (imagem: reprodução/Spotifictional)

É claro que Black Mirror não é a única produção referenciada por lá. O site exibe artistas ficcionais do filme Red: Crescer é uma Fera (2022), de um episódio de 1993 de Os Simpsons, de Scott Pilgrim contra o Mundo (2010) e várias outras obras.

A parte mais interessante é que, ao clicar em qualquer uma das músicas listadas no Spotifictional, você é direcionado ao Spotify ou ao YouTube (dependa da música) para poder escutá-la.

Spotifictional tem acervo pequeno, mas que deve crescer

Talvez você olhe para a lista de músicas do site e a considere pequena. E é mesmo. Há músicas de vários outros filmes ou séries que poderiam estar ali, a exemplo de Friends, Encanto e Escola de Rock.

Pudera: o Spotifictional é um projeto recente. A expectativa é a de que o seu acervo aumente com o passar do tempo. E você pode contribuir com isso: a parte final do site tem um formulário para envio de sugestões. Alex Cassidy também tem recebido contribuições via Reddit.

Spotifictional traz músicas de artistas que só existem em filmes e séries


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.