Dona do Magalu alerta para golpe no WhatsApp com sua foto: “É fraude!”

Dona do Magalu alerta para golpe no WhatsApp com sua foto: “É fraude!”

A empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, alertou para um golpe no WhatsApp em que criminosos usam sua foto de perfil e nome para enganar contatos. A fundadora do Magalu denunciou o ocorrido em seu perfil oficial do Instagram, e pediu atenção para as interações em busca de dinheiro.

Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsAppComo ativar os recursos de segurança do TelegramLuiza Trajano (Imagem: Ana Volpe/Agência Senado)

Na publicação, Trajano diz que “pegaram uma foto” dela e estão usando seu nome para pedir dinheiro. Não está claro se ela teve sua conta roubada ou se apenas as informações de contato foram clonadas.

Nesse tipo de esquema, que usa engenharia social, os criminosos conseguem obter números de contatos daquele usuário, e podem mandar mensagens a partir de outro telefone, usando uma foto de perfil e o nome da vítima que teve seus dados copiados.

Normalmente, os golpistas afirmam se tratar de um empréstimo ou de uma situação emergencial. Eles também dizem que estão com um “novo número” e pedem para o contato adicioná-lo à agenda. Às vezes, se passam por filhos ou outros membros da família para aproveitar um vínculo mais forte com a vítima.

Ao morder a isca, muita gente acaba perdendo a quantia enviada — via Pix ou outro tipo de transferência bancária.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Luiza Helena Trajano (@luizahelenatrajano)

Como saber se meu WhatsApp foi clonado?

Após notar alguma movimentação estranha na sua conta do WhatsApp, é possível seguir alguns passos para saber se você realmente foi vítima de um golpe de clonagem. Descrevemos os procedimentos neste artigo do Tecnoblog.

Caso a sua conta tenha mesmo sido roubado, fique calmo. É possível recuperá-la seguindo o passo a passo deste tutorial.

Evitando golpes do WhatsApp

As dicas para evitar cair em golpes no WhatsApp são simples: é preciso desconfiar de mensagens com pedido de dinheiro, dados bancários ou mesmo informações pessoais, como CPF e endereço. O cuidado deve existir mesmo quando o contato vem de alguém próximo, como um amigo ou parente, já que eles também podem ter sido vítimas de golpes.

Listamos algumas recomendações de segurança que podem ajudar você a ficar longe de problemas com o mensageiro.

Dona do Magalu alerta para golpe no WhatsApp com sua foto: “É fraude!”


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.