Elon Musk fica fora do conselho do Twitter e poderá comprar ainda mais ações


O bilionário Elon Musk desistiu de fazer parte do conselho administrativo do Twitter, revelou o CEO da rede social, Parag Agrawal, em uma nota publicada no domingo (10). O diretor executivo da Tesla e da SpaceX estava prestes a se tornar conselheiro do microblog após comprar 9,2% de participação como maior acionista individual da plataforma, mas decidiu recuar. Caso aceitasse o cargo, Musk ficaria restrito a comprar apenas 14,9% da empresa.

Nubank recebe US$ 650 milhões para acelerar crescimento fora do BrasilComo usar as Comunidades do TwitterElon Musk, CEO da Tesla (Imagem: Oberhaus/Flickr)

Em seu próprio perfil no Twitter, Agrawal anunciou a desistência de Musk para assumir uma vaga. “Nós anunciamos na última terça-feira (5) que Elon Musk iria assumir uma posição no conselho administrativo do Twitter”, escreveu o CEO do microblog. Mas Musk teria manifestado o desejo de não tomar a posição no quadro executivo um dia antes.

Agrawal diz que, mesmo que Musk não faça parte do conselho administrativo, os acionistas do Twitter continuarão a escutar as sugestões — já tiveram várias — do maior acionista individual da rede social.

Para o Twitter, a desistência de Musk traz um futuro incerto. Por enquanto, o CEO da Tesla já expressou sua vontade de trazer novos recursos, como o botão de editar tuítes, e de tomar decisões mais “inusitadas”, como transformar os escritórios da rede social na cidade de São Francisco em um abrigo para pessoas sem-teto.

O anúncio de Agrawal fez com que Elon Musk deletasse alguns de seus tuítes publicados no final de semana. Em um deles, o empresário reagiu à nota do CEO do Twitter com um emoji de surpresa. Outra postagem estranha, até mesmo para o padrão do bilionário, considerado “zoeiro”, foi uma pergunta a seus mais de 80 milhões de seguidores sobre uma possível morte da rede social, já que algumas das celebridades mais seguidas ficam meses sem publicar nada.

Most of these “top” accounts tweet rarely and post very little content.

Is Twitter dying? https://t.co/lj9rRXfDHE

— Elon Musk (@elonmusk) April 9, 2022

De acordo com o contrato divulgado à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), o Twitter planejava manter Musk no conselho administrativo pelo menos até 2024. A entrada do bilionário como acionista do microblog fez com que as ações da companhia na Nasdaq, bolsa de valores norte-americana, subissem 30%.

Interesse de Musk no Twitter é pessoal, dizem analistas

Até o momento, Musk não revelou o motivo para investir no Twitter, muito menos para se tornar o maior acionista individual da plataforma — inclusive acima do próprio fundador, Jack Dorsey. Mas o bilionário já mostrou preocupação com a liberdade de expressão na rede social, que ele considera ser uma “praça pública” na internet.

Analistas da consultoria financeira Bernstein alegam que o interesse de Musk no Twitter é pessoal. O CEO da Tesla se junta a outros 15 bilionários que possuem alguma participação em empresas de mídia, incluindo Jeff Bezos (fundador da Amazon e dono do jornal Washington Post).

“Vemos o interesse no Twitter como uma possível distração para Musk e para os acionistas da Tesla, já que o bilionário está demasiadamente comprometido com a plataforma devido a sua defesa veemente da liberdade de expressão”, explicaram os analistas da Bernstein.

Vale lembrar que o papel do conselho administrativo de uma empresa é fiscalizar ações e membros do quadro de diretores, e isso inclui votar propostas e eleger cargos executivos. Nesse sentido, caso fizesse parte do Twitter como conselheiro, Musk seria uma ponte direta entre acionistas e executivos.

De acordo com o Tech Crunch, Elon Musk ainda aparecia no site de relações com investidores, até a manhã desta segunda-feira (11), como conselheiro da plataforma.

Com informações: The Verge

Elon Musk fica fora do conselho do Twitter e poderá comprar ainda mais ações


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *