Não Me Perturbe tem 10 milhões de cadastros, mas operadoras seguem ligando


O Não Me Perturbe foi lançado pelas operadoras em 2019, e a plataforma atingiu a marca de 10 milhões de telefones cadastrados. O serviço permite que pessoas bloqueiem telemarketing de ofertas de crédito consignado e das próprias empresas de telecom. No entanto, a iniciativa não tem alta eficácia: mesmo com o registro, clientes continuam sendo incomodados com chamadas indesejadas.

Oi Fibra, eu não aguento mais receber suas ligações de telemarketingComo bloquear ligações de telemarketing na AnatelNão Me Perturbe atinge 10 milhões de cadastros (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A plataforma é mantida pelas próprias operadoras, e foi criada após a Anatel divulgar que pelo menos 30% das ligações indesejadas estão relacionadas a serviços de telefonia. De acordo com a Conexis, entidade que representa operadoras como Claro, Oi, TIM, Vivo e Sky, cerca de 3,5% de todas as linhas de celular e fixo do Brasil já estão inseridas no Não Me Perturbe.

O estado de São Paulo lidera os pedidos de bloqueio das chamadas de spam, com 4,8 milhões de números registrados. Em segundo lugar aparece o Paraná, com 885,6 mil registros, seguido por Minas Gerais, com 871,6 mil.

Não Me Perturbe é insuficiente e Anatel criou 3303

O Não Me Perturbe foi criado pelas próprias operadoras, com uma medida de autorregulação para melhorar a relação das teles com os consumidores. Parece ótimo! Mas eu tenho todos os meus números registrados na plataforma, e posso afirmar que o cadastro foi ineficiente.

Quase que diariamente recebo ligações de operadoras — especialmente a Oi Fibra, que insiste tanto em me empurrar internet por fibra que escrevi um editorial para desabafar. Ela não é a única: chamadas da Claro, Vivo e Sky continuam comuns por aqui, ainda que em proporção menor.

De acordo com a Conexis, o Não Me Perturbe trouxe efeito direto na queda das reclamações na Anatel e observou queda de mais de 20% nos registros. No entanto, a agência reguladora já reconheceu que a iniciativa foi insuficiente e estabeleceu a criação do prefixo 0303, que será obrigatório para todas as chamadas de telemarketing.

O 0303 está em vigor desde março, mas apenas para chamadas de telemarketing feitas a partir de linhas móveis. Somente a partir de 10 de junho que o prefixo será expandido para as ligações originadas de telefones fixos.

Com regras mais rígidas, o 0303 deverá ser seguido por qualquer categoria de empresa de telemarketing ativo, incluindo empresas de telefonia, planos de saúde, bancos e lojas. A vantagem é que o consumidor pode solicitar o bloqueio de todas as chamadas de spam, seja pela diretamente com a operadora ou por aplicativos para smartphone.

Vale lembrar que as chamadas do 0303 compreendem apenas telemarketing ativo, ou seja, venda de produtos e serviços. Ligações de cobrança, por exemplo, não são atribuídas ao prefixo.

Não Me Perturbe tem 10 milhões de cadastros, mas operadoras seguem ligando


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *