Windows 11 ganha abas no Explorador de Arquivos, modo Não Perturbe e mais

Windows 11 ganha abas no Explorador de Arquivos, modo Não Perturbe e mais

A Microsoft fez um evento nessa terça-feira (5) para apresentar novidades do Windows 365, plataforma de computação por streaming da empresa, mas alguns recursos do Windows 11 também ganharam espaço. Entre elas, estão as abas no Explorador de Arquivos, timer no Assistente de Foco, um novo modo de Não Perturbe e pastas no menu Iniciar.

Qual a diferença entre Windows 11 e Windows 365?Como fazer uma instalação limpa do Windows 11Windows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Abas no Explorador de Arquivos

Sempre que eu preciso comparar arquivos ou movê-los de uma pasta para outra, acabo me atrapalhando com as janelas abertas. Isso deve ficar mais fácil em breve, com as abas no Explorador de Arquivos.

O recurso já tinha aparecido em compilações para desenvolvedores do programa Windows Insiders, mas agora foi oficializado pela Microsoft.

Abas no Explorador de Arquivos (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Elas funcionam de um jeito bem parecido com a de navegadores de internet, como o Google Chrome ou o próprio Microsoft Edge. Dá para trocar a ordem delas ou movê-las para outra janela.

Assistente de Foco e Não Perturbe

Outro recurso do Windows 11 a ganhar novidades é o Assistente de Foco. Ele serve para bloquear notificações que podem distrair você em momentos importantes.

Agora, ele conta com um timer, o que é bem útil para quem trabalha usando o método Pomodoro, que intercala períodos de concentração no trabalho e de descanso.

Também há um novo modo Não Perturbe, que deve bloquear completamente as notificações. Ele já estava em teste desde fevereiro.

Assistente de Foco terá timer (Imagem: Divulgação/Microsoft

Legendas automáticas

O Windows 11 também vai ganhar legendas automáticas, também chamadas de Live Captions.

Com elas, a tela vai mostrar em texto o que está sendo dito, não importa de qual aplicativo ou página da web o som esteja vindo. Isso é um grande avanço em acessibilidade.

Pastas no menu Iniciar

Outro recurso que deve chegar em breve são as pastas no menu Iniciar.

Assim que elas estiverem disponíveis, você vai poder arrastar um ícone sobre o outro para agrupá-los, igual pode fazer hoje no Android e no iOS, por exemplo.

Esta novidade também já apareceu há algum tempo nas compilações voltadas para desenvolvedores no Windows 11.

Layouts de ajuste também para tablets

Uma das principais novidades do Windows 11 são os layouts de ajuste de janelas, que permitem encaixá-las de várias maneiras na tela, facilitando a consulta rápida de informações e o acesso a outros programas.

Agora, os Snap Layouts, como o recurso também é chamado, têm também suporte ao toque, podendo ser usados em tablets.

Recursos corporativos do Windows 365

O evento desta terça (5) tinha como foco a integração entre o Windows 365 e o Windows 11, então grande parte das novidades foram voltadas para o mercado corporativo.

Entre elas, está a integração da plataforma de Cloud PCs da Microsoft no Windows 11. Máquinas com o sistema poderão fazer boot diretamente em um Cloud PC.

O sistema também vai ganhar um app do Windows 365 para rodar Cloud PC sem precisar abrir o navegador.

Além disso, os departamentos de TI poderão mandar mensagens para os computadores dos funcionários diretamente no desktop, na tela de bloqueio ou acima da barra de tarefas. A Microsoft diz que isso pode ajudar nas primeiras instruções de um novo funcionário, por exemplo.

Com informações: XDA-Developers, The Verge.

Windows 11 ganha abas no Explorador de Arquivos, modo Não Perturbe e mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.