WhatsApp em 2022: os recursos já lançados e as novidades que estão por vir

WhatsApp em 2022: os recursos já lançados e as novidades que estão por vir

O WhatsApp continua apresentando recursos para melhorar a experiência dos usuários. Este ano, o mensageiro já implementou algumas novidades interessantes, como suporte via chat dentro do próprio aplicativo, busca de estabelecimentos próximos (como no Google Maps) e mais. Abaixo, vou te mostrar todos os recursos que já foram lançados em 2022 e aqueles que ainda estão em testes na versão beta do app, mas que devem chegar em breve ao público.

Como otimizar seus áudios antes de enviar um “podcast” no WhatsAppComo iniciar uma conversa no WhatsApp sem dar seu númeroWhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Suporte via chat dentro do aplicativo

Em janeiro, o WhatsApp iniciou os testes de um recurso que permite entrar em contato com um representante da plataforma para solucionar problemas. Felizmente, essa novidade foi bem recebida na versão beta e já está disponível para todos os usuários.

A opção pode ser encontrada nas configurações do mensageiro, mais especificamente no menu “Ajuda”. A resposta chega através de uma conversa dentro do próprio aplicativo.

No entanto, é importante ficar atento: o WhatsApp só vai retornar as solicitações usando uma conta verificada. Portanto, caso alguém entre em contato após a solicitação de suporte, verifique se o perfil possui o selo verde.

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp pelo aplicativo

Suporte do WhatsApp no app (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Encontrar estabelecimentos próximos

O WhatsApp liberou outra novidade em fevereiro. A atualização trouxe um recurso que permite encontrar lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais nos arredores, assim como faz o Google Maps.

A ferramenta de busca usa a localização do usuário para exibir empresas cadastradas no WhatsApp Business, fornecendo informações sobre o endereço, horário de funcionário e formas de contato.

Por enquanto, o recurso só está disponível para usuários de Android em São Paulo. Ainda não há previsão de lançamento no iPhone (iOS) e em outras regiões do Brasil.

É possível localizar empresas nas proximidades (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Extensão para detectar versão hackeada

Em março, o WhatsApp anunciou o Code Verify, extensão para Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox que verifica se a versão web do mensageiro sofreu adulteração.

A Meta (dona do aplicativo) admite que o WhatsApp Web não entrega os mesmos controles de segurança existentes nas versões do serviço para Android e iOS. Então, para evitar problemas de espionagem, por exemplo, a empresa lançou o plugin.

A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Cloudflare, trabalha fazendo uma comparação de hashes (sequências de caracteres geradas a partir de cálculos matemáticos). Assim, quando o usuário inicia a versão web, a extensão verifica o hash do código-fonte e o compara com o hash armazenado nos servidores da Cloudflare; se eles forem iguais, está tudo certo; se forem diferentes, alguma adulteração aconteceu.

A extensão já pode ser baixada gratuitamente:

Google Chrome;Microsoft Edge;Firefox (em breve).Code Verify para Edge (Imagem: Reprodução/Meta)

O que está por vir?

A plataforma vem desenvolvendo outros recursos que ainda não estão disponíveis ou não chegaram a todos os usuários. Um deles é a função para reagir mensagens com emojis. Ao tocar e segurar sobre um conteúdo recebido, o aplicativo mostra algumas opções de emojis para interagir sem precisar enviar uma nova mensagem. A plataforma exibe uma janela flutuante com seis emojis: , , , , e .

O mensageiro também vem trabalhando na prévia de documentos em conversas. A novidade permite visualizar o conteúdo de qualquer arquivo anexado sem precisar abri-lo. Por exemplo, ao receber uma foto em JPG como documento, o balão da mensagem vai mostrar um pequeno recorte da imagem.

O encaminhamento de mensagens também pode sofrer alterações, já que o aplicativo deve limitar o compartilhamento a apenas um disparo por grupo. Caso o usuário queira enviar a mesma mensagem para vários grupos, ele precisará realizar múltiplos disparos. A empresa não revelou o motivo para a nova regra, mas com base nas mudanças anteriores, é provável que a decisão tenha sido tomada para combater à desinformação.

O WhatsApp ainda iniciou a liberação de um recurso para celulares Android que permite ouvir áudios enquanto conversa com outras pessoas. Essa função mantém a mensagem de voz em reprodução mesmo em outros chats. O áudio aparece em uma pequena barra no topo da tela, com botões para pausar, tocar e fechar a notificação.

Também há relatos de que a empresa está desenvolvendo uma opção para alterar o idioma do WhatsApp. Com isso, será possível manter o aplicativo em português enquanto o restante do celular segue em inglês, por exemplo.

Outra novidade deu as caras na versão beta. Em breve, os usuários poderão enviar arquivos de até 2 GB. A atualização busca facilitar a troca de arquivos pesados, eliminando a necessidade de recorrer a outros serviços para fazer o compartilhamento.

Acompanhe o Tecnoblog diariamente para não perder nenhuma novidade sobre o WhatsApp.

WhatsApp em 2022: os recursos já lançados e as novidades que estão por vir


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.