Windows 11 vai se inspirar no Android com sugestões ao copiar e colar

Windows 11 vai se inspirar no Android com sugestões ao copiar e colar

A próxima atualização do Windows 11, também conhecida como versão 22H2 ou Sun Valley 2, vai apresentar um recurso muito similar ao “Smart Text Selection” introduzido no Android Oreo (8.0). Chamada “Área de Transferência Inteligente”, a nova funcionalidade oferecerá novas maneiras de copiar e colar conteúdo entre aplicativos, trazendo sugestões de ações e programas para abrir arquivos copiados, por exemplo.

Windows 11 melhora editor de vídeos na versão grátis; planos chegam a US$ 39Seu PC é compatível com o Windows 11? Saiba os requisitos para instalarWindows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Atualmente, o Windows 11 já conta com um painel de histórico da área de transferência, aberto ao pressionar as teclas Windows + V. Essa janela permite gerenciar textos, GIFs, imagens e demais arquivos que foram copiados recentemente.

Novo recurso seria diferente do painel de histórico da área de transferência (Imagem: Reprodução)

A Área de Transferência Inteligente seria um recurso novo e com seu próprio atalho no teclado, em vez de uma atualização para a janela já existente. Na prática, o Windows 11 vai adicionar aplicativos como ações sugeridas para os arquivos copiados.

O Android já tem algo muito parecido há algum tempo. Trata-se do recurso chamado Smart Text Selection (Seleção inteligente de texto), introduzido na versão Oreo 8.0.

As informações foram encontradas pelo Windows Latest durante uma análise das mais recentes builds do Windows 11. No entanto, ainda não há muitos detalhes ou imagens sobre essa nova função.

Nova área de transferência é similar a recurso do Android

Entretanto, se nos basearmos no recurso de seleção inteligente introduzida no Android Oreo, podemos ter uma boa ideia de como a nova área de transferência do Windows 11 funcionará.

Seleção de texto inteligente no Android sugere app ao selecionar um número de telefone (Imagem: Divulgação/ Ting Mobile)

Como visto na imagem acima, ao selecionar determinado texto no Android 8.0 ou superior, o sistema irá sugerir um aplicativo ou ação para realizar, lhe poupando o tempo de procurar o app, abri-lo e então colar o conteúdo.

No Android 8.0 ou superior, ao selecionar um endereço o app Maps vai ser sugerido (Imagem: Divulgação/ Ting Mobile)

É ai que entrariam as chamadas “Ações Inteligentes” integradas à nova área de transferência do Windows 11. O sistema operacional vai usar aprendizado de máquina para sugerir aplicativos com base nas tarefas que você executa e no conteúdo copiado.

Ou seja, ao selecionar um e-mail, por exemplo, uma ação seria sugerida para direcionar o usuário diretamente ao Outlook. O mesmo poderia valer para imagens, que teriam o Paint, Photoshop e outros programas entre as sugestões. Você poderá gerenciar o novo painel da área de transferência e suas Ações Inteligentes no app Configurações.

No momento, ainda não está claro quando o recurso será lançado, mas existe a possibilidade de que ele seja anunciado oficialmente durante um evento da Microsoft em abril.

Com informações: Windows Latest

Windows 11 vai se inspirar no Android com sugestões ao copiar e colar


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.