O que é IDE?

O que é IDE?

Muitos desenvolvedores recorrem ao IDE. Esse programa reúne ferramentas essenciais no desenvolvimento de um novo software, diminuindo a carga de trabalho e, consequentemente, agilizando o processo de criação. Mas, afinal, o que é IDE? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre o termo.

O que é PaaS?O que é VLAN?O que é IDE? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os IDEs conseguem ajudar os desenvolvedores a programar de forma rápida, já que muitos recursos não precisam ser ajustados ou integrados manualmente. O objetivo do software é economizar tempo, apresentando um preenchimento inteligente ou geração automática de código, por exemplo, para eliminar a necessidade de digitar grandes sequências.

Um IDE também pode auxiliar na resolução de problemas. Isso acontece porque ele analisa o código no momento em que está sendo escrito para encontrar possíveis erros. Considerando que todas as ferramentas estão em um único lugar, os desenvolvedores podem executar diversas tarefas sem precisar trocar de software.

A maioria dos IDEs entregam as seguintes ferramentas:

Editor de código: esse editor se diferencia dos editores de textos comuns porque trabalha para simplificar ou aprimorar o processo de escrita e edição de código;Compilador: o compilador serve para transformar o código escrito em uma linguagem legível/gravável para execução em computadores;Depurador: o depurador é usado ​​durante os testes para ajudar os desenvolvedores a encontrar bugs em seus programas;Automação de compilação: essa ferramenta ajuda a automatizar tarefas comuns para economizar tempo.

Benefícios

Criação rápida: com diversas ferramentas em um só lugar, os desenvolvedores conseguem agilizar o processo de criação e eliminar a necessidade de alternar entre programas;Maior produtividade: os desenvolvedores podem ser mais produtivos. Por exemplo, é possível analisar o código e verificar a sintaxe durante a edição para ter um feedback instantâneo à medida que erros forem surgindo;Padronização: as ferramentas de um IDE ajudam os desenvolvedores na padronização de projetos para diminuir o tempo de criação de um software;Aprendizado contínuo: os desenvolvedores que usam IDE estão sempre instruídos. Os tópicos de ajuda do programa são atualizados constantemente com dicas importantes e resolução de problemas.

Pronto, agora você já conhece um pouco mais sobre o termo IDE.

O que é IDE?


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.