Itaú vai enviar alertas no WhatsApp contra compras suspeitas no cartão

Itaú vai enviar alertas no WhatsApp contra compras suspeitas no cartão

Além de receber notificações via SMS e pelo aplicativo, clientes do Itaú agora serão comunicados pelo WhatsApp sobre possíveis transações suspeitas no cartão de crédito ou múltipla função (débito e crédito). A novidade funciona a partir desta semana, conforme um comunicado do banco. Será possível avaliar a transação e pedir pelo bloqueio do cartão ao interagir com a mensagem enviada pela companhia.

LATAM Pass dá até 90% de bônus em transferências do Livelo, C6 e mais bancosTecnocast 230 – Use o cartão de crédito a seu favorFachada de agência do Itaú (Imagem: Marcelo Alves/Flickr)

A notificação do Itaú por WhatsApp sobre transações suspeitas é mais uma medida para prevenir golpes e fraudes envolvendo cartões de crédito ou múltipla função. O recurso não está disponível para cartões de débito.

É um costume de muitos criminosos fazer mais de uma compra ao obter os dados do correntista — a abordagem pelo mensageiro deve pelo menos ajudar o cliente a avaliar a primeira compra mais rápido, antes que outra seja feita. Afinal, o WhatsApp é um aplicativo presente em 99% dos celulares brasileiros.

Como ativar as mensagens anti-fraude do Itaú

Todos os clientes do Itaú que possuem um cartão de crédito ou múltiplo passam a ter direito ao aviso de fraudes pelo WhatsApp. Para autorizar o contato, o usuário deve ativar o recurso diretamente no aplicativo do banco para cada cartão, respectivamente — Itaucard, Credicard, Hipercard e Magalu. Na sessão de “Ajuda” dentro do app, o usuário desbloqueia a opção de “habilitar WhatsApp”.

O cliente do Itaú também pode ativar os alertas por meio de centrais de atendimento, ou enviando uma mensagem via WhatsApp para o número das marcas de cartão de crédito.

Mas atenção: cuidado para não se tornar vítima de um golpe na tentativa de preveni-lo. O banco pede que o usuário procure pelo selo de conta verificada do mensageiro para que não converse com um número estranho. Os números oficiais do Itaucard, Credicard, Hipercard e Magalu são os seguintes:

Itaucard: 11 3003-3030Credicard: 11 4090-1100Hipercard: 11 4090-1896Magalu: 11 4090-1880

De acordo com o Itaú, mais de 5 milhões de clientes já desbloquearam o contato por WhatsApp para receber mensagens de compras suspeitas. O recurso ainda não está disponível para donos de cartão de crédito do Iti, fintech do banco.

Itaú vai enviar alertas no WhatsApp contra compras suspeitas no cartão


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.