Windows 11 perde recurso que facilita reorganizar ícones na barra de tarefas


A Microsoft ataca novamente. Em mais uma tentativa de otimizar o Windows 11 para tablets, usuários de desktop vão perder mais um recurso. Desta vez, a vítima foi a bandeja do sistema na barra de tarefas, que se tornará estática e não permitirá mais arrastar e soltar os ícones de aplicativos abertos em segundo plano.

Microsoft quer trazer barras de rolagem do Windows 11 para o Google ChromeComo instalar o Windows 11 mesmo sem TPM 2.0 no PCWindows 11 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Na build 22563 do sistema operacional, não é mais possível reordenar ou arrastar e soltar ícones na bandeja do sistema. Para quem não sabe, estamos falando daquela janela pop-up que aparece ao clicar sobre o ícone “^” na barra de tarefas do Windows. Nela, ficam os aplicativos que estão sendo executados em segundo plano, como o Discord, Microsoft Teams, Slack, Steam e outros.

Trata-se de um recurso que ajuda o usuário a gerenciar melhor o que ele quer ver na barra de tarefas. No entanto, a Microsoft entendeu que a habilidade de arrastar os ícones na bandeja do sistema poderia ser prejudicial para usuários de tablets, e removeu a função para evitar que dedos escorregadios mudem os ícones de lugar sem querer. No entanto, usuários de desktop também foram afetados.

Bandeja do sistema no Windows 11 (Imagem: Reprodução)

No momento, a alteração deverá chegar para a versão 22H2 do Windows 11. Em um comunicado, a Microsoft confirmou que as otimizações para tablets exigiam a remoção da função de arrastar e soltar da bandeja do sistema:

“Continuaremos a monitorar esse feedback, mas com as atualizações que fizemos para a nova barra de tarefas otimizada para tablet na Build 22563, não daremos mais suporte para arrastar ícones na bandeja do sistema ou entre a bandeja do sistema e o flyout de ícones ocultos”.

Microsoft em comunicado sobre build 22563 do Windows 11

Agora, para alterar os ícones presentes na bandeja você precisa fazer o seguinte caminho: Configurações > Personalização > Barra de tarefas > Bandeja do sistema.

Usuários reclamam de otimizações para tablets

A mudança pegou usuários de surpresa, que inicialmente acharam que era algum tipo de bug. No fórum da Microsoft, surgiram alguns tópicos questionando a inabilidade de arrastar os ícones na bandeja do sistema. Naturalmente, a resposta da Microsoft dizendo que se tratava de uma “mudança de design” desagradou à maioria. “Se isso foi uma alteração intencional de design, então foi uma decisão horrível”, afirmou um dos usuários.

No Reddit, discussões já começam a surgir, especialmente sobre a Microsoft tentar otimizar o Windows 11 para tablets enquanto acaba prejudicando a experiência do usuário de desktop. Um dos tópicos diz:

“O Windows 11 precisa de um modo dedicado a tablets, caso contrário, veremos o Windows 8 acontecer novamente.”

Usuário u/techraito no Reddit

Vale lembrar que a Microsoft já tentou no passado implementar um sistema operacional que funcionasse tanto em computadores quando em tablets (e em computadores que viram tablets). No entanto, o Windows 8 foi recebido como um fiasco: confuso, pouco intuitivo e cheio de problemas de interface.

Com informações: Windows Latest

Windows 11 perde recurso que facilita reorganizar ícones na barra de tarefas


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *