Android 12L para tablets chega ao Raspberry Pi 4 graças a ROM customizada

Android 12L para tablets chega ao Raspberry Pi 4 graças a ROM customizada

O Raspberry Pi é um dispositivo bastante versátil, com suporte para várias adaptações. Em uma das mais recentes, um desenvolvedor conseguiu fazer o aparelhinho rodar o Android 12L, nova versão do sistema operacional do Google voltada especificamente para tablets e dobráveis.

O que é o Raspberry Pi?Quais celulares receberão o Android 12? Veja a lista de confirmadosRaspberry Pi 4 (imagem: divulgação/ Raspberry Pi Foundation)

O trabalho foi feito pelo membro do fórum XDA KonstaT. Ele usou uma ROM não-oficial do LineageOS 19.1 em um Raspberry Pi 4 Model B. O LineageOS é uma ROM customizada baseada no Android.

O sistema também é compatível com o Raspberry Pi 400, aquele que é um computador completo dentro de um teclado.

Como era de se esperar, a instalação não funciona perfeitamente. A codificação e a decodificação de vídeo com aceleração de hardware, por exemplo, não está pronta.

Além disso, os módulos de câmera oficiais da Raspberry Pi não funcionam direito com o gravador de imagem nem com alguns aplicativos de câmera independentes.

O Raspberry Pi já funciona bem como computador, e colocar o Android 12L nele não tem uma utilidade prática muito grande, além dos bugs que o usuário provavelmente vai enfrentar. Mesmo assim, não deixa de ser interessante para testar o novo sistema mesmo sem ter que usar um tablet.

Dá para fazer boot usando um cartão microSD ou um drive USB externo. A ROM vem sem apps do Google, mas é possível instalá-los com um pacote GApps.

Android 12L mira tablets e dobráveis

O Android 12L foi liberado pelo Google no começo do mês de março.

Ele é uma versão do Android 12 que traz novidades e adaptações especialmente pensadas para aparelhos com telas maiores, como tablets e dobráveis.

Android 12L (Imagem: Divulgação/Google)

A interface ganhou uma barra de tarefas na parte inferior da tela, que mostra apps abertos recentemente. A divisão de tela também ficou melhor, com redimensionamento mais fácil.

Além disso, telas como notificações e configurações agora dividem seus elementos em duas colunas, aproveitando o espaço extra.

O Google diz que Samsung, Lenovo e Microsoft já trabalham em atualizações para seus dispositivos.

Por enquanto, o Android 12.1 (que inclui o Android 12L) só está disponível para aparelhos da linha Pixel, da própria empresa.

Mesmo assim, desenvolvedores independentes conseguiram instalá-lo de forma não-oficial em um tablet Nexus 7, de 2013.

Com informações: XDA-Developers.

Android 12L para tablets chega ao Raspberry Pi 4 graças a ROM customizada


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.